segunda-feira, 4 de maio de 2009

Áreas protegidas do cerrado

A consolidação e ampliação da rede de Unidades de Conservação são ações prioritárias do Programa de Desenvolvimento Florestal. Existe a necessidade de articulação de esforços para viabilizar a implantação do sistema estadual, federal e municipal de Unidades de Conservação no Piauí.

O governo do Estado tem como prioridade a implantação do Plano Estadual de Áreas Protegidas, com apoio da sociedade civil e demais parceiros, objetivando a delimitação e georreferenciamento de todas as unidades, criação do sistema estadual de unidades de conservação, banco de dados para a sociedade, elaboração e execução de planos de manejo, formação de conselhos gestores, dentre outras ações.

Segundo a SEMAR (Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais), existem áreas prioritárias para a criação de áreas protegidas estaduais, na Serra de Santo Antônio (Campo Maior), Pedra do Castelo (Castelo), Serra de Matões (Pedro II), Vale do Longá, em área ainda não definida, e região do Cerrado, área da Cotri-Rosa.

Como contribuição para a conservação da biodiversidade, o trabalho do PLANAP, "Macrozoneamento Ecológico-Econômico da Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba - Uso de Terra na Macrorregião de Desenvolvimento do Cerrado para os anos de 2001 e 2003”, incluiu a "Estratégia e Ações para a Biodiversidade na Macrorregião de Desenvolvimento do Cerrado do Vale do Parnaíba".

Os eixo norteadores, estratégias e ações apontadas podem ser ampliadas para o restante do estado, servindo como referência para a articulação das ações por parte dos governos federal, estadual e municipais. 








Nenhum comentário:

Postar um comentário